Benedita Fernandes nasceu em 27/06/1883 na cidade de Campos Novos da Cunha (SP). Por ser portadora de “doença mental”, perambulou pelas cidades da região noroeste de nosso Estado, até localizar-se na cidade de Penápolis.
Nesta época, em razão de fortes crises e na falta de hospital especializado, foi entregue aos cuidados da Polícia Civil, passando a morar na cadeia pública, onde recebeu assistência, principalmente com passes.
Benedita Fernandes contava que, depois de uma crise muito forte, recebeu um chamamento libertador, uma voz que lhe dizia: “Benedita, se promete consagrar-te, inteiramente, aos enfermos e pobres, sairás curada daqui”.
Livre do mal que a perturbava, foi para Araçatuba, onde uniu-se a um grupo de pessoas de boa vontade, iniciando seu trabalho filantrópico no Patrimônio de Dona Ida, atualmente, bairro Santana.
Após formar um Centro Espírita, contando com a ajuda de pessoas pobres e humildes, levantou casas de madeira para atender crianças e obsidiados.
Dinâmica, ampliou o seu trabalho de assistência aos pobres, inaugurando um albergue e duas escolas.
Benedita Fernandes faleceu em 09/10/1947, vítima de colapso cardíaco.
Após seu falecimento, o Asilo Dr. Jaime de Oliveira transformou-se no Sanatório “Benedita Fernandes”, numa justa homenagem a sua fundadora. O Hospital ou Sanatório Benedita Fernandes deixou de atender novas internações no dia 18/11/2015.
A instituição ainda cuida de 13 pacientes moradores que aguardam a definição da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) para serem inseridos no projeto de SRT (Serviço de Residência Terapêutica).